O ponto central é o vídeo do chamado “QG do Crime”. Segundo o MP, ele teria origem em gravação ambiental clandestina.
A Justiça Eleitoral determinou o arquivamento do inquérito policial instaurado pela Polícia Federal, que apurava supostos crimes eleitorais (e conexos) nas eleições municipais de 2024 em Parintins. A decisão acolhe solicitação feita pelo Ministério Público, que alegou “insuficiência absoluta de provas lícitas de autoria e materialidade e consequente ausência de justa causa para a deflagração da ação penal”. O ponto central é o vídeo do chamado “QG do Crime”. Segundo o MP, ele teria origem em gravação ambiental clandestina.
Desfecho – Assinada pelo juiz Otávio Augusto Ferraro, da 4ª Zona Eleitoral de Parintins, a decisão beneficia os ex-gestores do Governo do Estado Armando do Valle, Marcos Apolo Muniz, Fabrício Barbosa e Jackson Santos.
Memória 1 – O caso explodiu em outubro de 2024, após circular vídeo de uma reunião que, segundo as apurações, discutiria ações para favorecer a então candidata Brenna Dianná (União) na disputa em Parintins.
Memória 2 – O episódio tomou conta do debate e virou notícia nacional. Com a repercussão, o governador Wilson Lima (União) anunciou a exoneração de secretários citados nas imagens e o afastamento de dois PMs para funções administrativas. O MP abriu investigação. Mateus Assayag (PSD) venceu a eleição.
Nunca antes – A empresária e pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo Seffair, diz que vem pisando em locais “onde poucos políticos ousaram pisar”. Citou viagem pelo Alto e Médio Solimões, e cidades como Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tonantins e Tefé.
Detalhe – Municípios citados por Maria do Carmo curiosamente sempre estiveram no mapa eleitoral de dois cunhados dela, o deputado federal Átila Lins (PSD) e o exdeputado estadual Belarminos Lins (União).
Estreia – A chinesa CFMoto vai estrear no mercado brasileiro de motocicletas com montagem no Polo Industrial de Manaus. A marca, conhecida aqui pelos quadriciclos para lazer e frequentemente usado em fazendas, prevê começar a vender as motos ainda neste semestre e afirma que a fábrica no PIM será sua única fora da China.
Mapa – Para a largada, a CFMoto desenhou uma rede enxuta: cinco concessionárias, concentradas no Sul e Sudeste (São Paulo, Piracicaba, Porto Alegre, Caxias do Sul e Curitiba). Outras capitais entram na segunda etapa e, depois, o Nordeste. As informações são da Folha de S. Paulo.
Vitrine – Antes mesmo de vender motos no Brasil, a CFMoto tratou de se apresentar em eventos estratégicos – de Interlagos, em São Paulo, ao Capital Week, em Brasília – com modelos que misturam estilo clássico e pacote tecnológico. A movimentação faz parte da tentativa de ganhar confiança num mercado ainda desconfiado do “made in China”.
Virada – O Amazonas fechou 2025 com 1,6 mil armas de fogo apreendidas, um salto de 217,8% em dez anos. Em 2015, tinham sido 505 armamentos recolhidos. O dado é do Ministério da Justiça.
Efeito – A SSP-AM atribui o avanço a investimentos em tecnologia, reforço de efetivo e ações de policiamento fluvial, incluindo as Bases Arpão. O secretário Vinícius Almeida diz que o resultado vem de ações ostensivas e preventivas da PM e operações da Polícia Civil ao longo do ano.
André Alves: 28/01/2026 – https://www.acritica.com/opiniao/caso-qg-de-parintins-e-arquivado-1.394560